5 BENEFÍCIOS DE TER UM VENDEDOR VIRTUAL DENTRO DO SEU E-COMMERCE

Com o constante crescimento do comércio eletrônico, muitos consumidores têm migrado o seu local de compra. O que antes era feito necessariamente em uma loja física, hoje basta um clique dentro de uma loja virtual e pronto, a compra já pode ser realizada até com os mesmos benefícios de ser atendido por um vendedor, só que se tornou um vendedor virtual. 

Para oferecer uma experiência de compra cada vez melhor, as soluções oferecidas para esse público estão se aprimorando. Com o desenvolvimento da tecnologia já é possível ter um vendedor virtual dentro do e-commerce. 

O mesmo processo que um atendente tem de identificar e oferecer itens de acordo com o que o cliente busca, é controlado por um sistema de recomendação dentro da loja virtual. Este, auxilia todo o processo de compra, porém sem questionar nada, somente fazendo uma análise e mapeamento do perfil de navegação do que o cliente está procurando on-line. 

Depois que o sistema entende o que o consumidor está buscando, automaticamente ele monta um perfil comportamental com base em dados de pesquisa e recomenda um produto possivelmente desejado na tela de navegação. Veja abaixo alguns dos benefícios de ter um vendedor virtual dentro da sua loja: 

1. Melhora a experiência de compra do cliente

A experiência de compra é um conjunto formado quando o cliente passa por diversas etapas até o momento de adquirir o produto/serviço (pesquisa, atração pelo produto, decisão de compra, fechamento do pedido, entrega e até o pós compra). Por isso, encontrar um produto que era desejado ou um cupom de desconto na hora de finalizar a compra, possivelmente será um ponto positivo que em conjunto com outros causa uma boa experiência ao cliente.

2. Facilita a procura pelo produto

O tempo é um dos recursos mais valiosos para as pessoas, por isso o consumidor quer encontrar rapidamente o que deseja comprar, sem precisar sondar a loja inteira atrás de algo que necessita. Facilitar o processo de procura por um produto, com recomendações específicas e direcionadas ao perfil de navegação do que o cliente já estava procurando é um diferencial.

3. Possibilita uma compra mais assertiva

Entender o que o cliente está buscando, sem ter alguém para perguntar pode parecer uma tarefa difícil, porém necessária. Imagine acessar uma loja para comprar um produto, precisar buscar entre mil opções que são oferecidos e ainda assim não encontrar. As vitrines de recomendação e retenção fazem a função que um vendedor precisaria fazer e indicam produtos mais assertivos dentro do gosto do consumidor.

4. Aumenta a taxa de conversão

Ter um vendedor virtual indicando produtos possivelmente desejados pode aumentar o número das vendas em média 30%, além de gerar uma movimentação nos produtos que estavam parados no estoque, pois a inteligência faz uma análise do perfil de compra do consumidor e não recomenda somente o que é está em alta no momento. Também existe a retenção que impulsiona as compras no momento de decisão de compra ou quando algo está prestes a ser abandonado no carrinho.

5. Fidelização para uma próxima compra

O cliente quer se sentir reconhecido, quando ele entende que a empresa está preocupada em atender as necessidades e oferecer o que ele está buscando, consequentemente irá atender as expectativas dele. Demonstrar que conhece o perfil de compra e fazer recomendações relevantes a seu gosto, pode ser uma ótima maneira de fidelizar os clientes. 

Essa solução já é utilizada em grandes e pequenos varejos, acompanhe o depoimento do Hivan, sócio-criativo da Deposter. "A ferramenta é de fato um vendedor virtual de nível sênior, daqueles que sabem o momento exato de agir. Recomenda os produtos certos, na hora certa para o cliente, fazendo-o encontrar outros itens relevantes. Em pouquíssimos minutos a ferramenta já estava rodando em nossa loja e otimizando as vendas. Os números crescem de verdade sem nos dar mais trabalho. É tudo automático!". O sistema de recomendação atua como um vendedor virtual que identifica o que o cliente está buscando, oferece a ele a melhor opção de compra.

Fonte: ABCOMM - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. 

Foto: Google Images.

 

 

 

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